Um implante dentário tem a função de substituir a raiz de um dente perdido e prender o dente artificial no lugar. Ele imita a natureza, se fixada no osso da boca e suporta um dente em seu lugar. O implante é feito de titânio ou cerâmica – materiais biocompativeis ou seja bem tolerados pelo corpo humano, e assim ocasionam a OSSEOINTEGRAÇÃO.
Colocação do implante
O implante dentário é inserido cirurgicamente, quase sempre sob anestesia local. Depois de cicatrizada (osteointegrada), a raiz artificial age como uma base firme para o dente, podendo substituir um ou mais dentes.
Quem está apto a realizar estes procedimentos?
A realização de Implantes dentários envolvem procedimentos cirúrgicos e protéticos.
Para conseguir o melhor resultado, devem ser realizados por profissionais especialistas em Implantodontia ou em Cirurgia. Estes procedimentos são planejados e executados por especialistas que buscarão através de um correto planejamento e indicação as melhores técnicas para obtenção de resultados seguros e previsíveis.
CINCO BOAS RAZÕES
Existem pelo menos cinco boas razões para se optar por um implante dentário e não por um método convencional de substituição de dentes:
1- Os implantes dentários foram desenvolvidos para oferecer uma boa estabilidade, visando uma solução restauradora com aparência natural.
2- Os implantes transmitem forças de mastigação aos ossos da boca, o que pode ajudar a preservar o osso.
3- O tratamento com implante dentário pode ajudar a evitar a perda gradual do osso substituindo a raiz natural do dente.
4- Evitam o desgaste dos dentes naturais. Quando há a substituição de dentes por uma ponte, os dentes vizinhos precisam ser desgastados. Com um implante dental não há necessidade disso, ficando os dentes vizinhos íntegros e sem carga oclusal excessiva.
5- Segurança: Os implantes dentários realizados por especialistas, alcançam mais de 95% de sucesso, índice indicado por pesquisas científicas, que colocam o tratamento de implantes entre os mais seguros. Pacientes fumantes ou em má condição de saúde podem ter índice de sucesso menores.
Como todo procedimento cirúrgico envolve possíveis riscos, os pacientes devem sempre consultar um cirurgião dentista para avaliar se o implante dentário é uma opção para o seu caso.
Os cuidados pós-operatórios após um implante dentário são super importantes e são decisivos para evitar complicações na sua recuperação e osteo integração. O corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar. Por isso, é importante seguir as orientações do profissional após o procedimento.
É de extrema importância que o paciente tome regulamente todas as medicações prescritas pelo profissional para evitar dores, inflamações e demais transtornos. O repouso é fundamental e previne o aumento de inchaço, dor, sangramento e infecções. Dê preferência a alimentos líquidos e pastosos, pois evitam transtornos c a ferida cirúrgica e facilitam a higienização oral. E essa “tal de higienização” deve ser primorosa!!!