O benefício antecipado (“Surgery First”) é uma das maneiras de executar o tratamento proposto para pacientes que tem indicação de cirurgia ortognática, iniciando pela própria cirurgia Ortognática. E isso a poucos anos atrás era inaceitável pelos bucomaxilos. Esses tratamentos orto-cirúrgicos antecipados acontecem sobretudo para os pacientes que apresentam apneia do sono e auto-estima deficiente que pode lava-los a quadros depressivos.
A cirurgia ortognática é um dos passos de um tratamento complexo e demorado para quem tem uma deformidade dento facial. Simplificando os passos desse tratamento, historicamente provou-se que os melhores resultados acontecem quando posicionamos os dentes na base óssea igualando os problemas dentários aos problemas esqueléticos do paciente. Através do tratamento ortodôntico (aparelho nos dentes), o que pode levar de alguns meses a 1 ou 2 anos, posiciona-se os dentes de maneira que a face do paciente piora antes da cirurgia ortognática. Isso nos dá a possibilidade de quantificar com mais precisão o “tamanho” da deformidade facial. Assim podermos reposicionar os ossos da face com mais precisão e muito mais estabilidade, pois essa ortodontia prévia permite um encaixe melhor dos dentes durante a cirurgia. Após a cirurgia continua-se o tratamento ortodontico para refinar e concluir os detalhes do encaixe dentário.
O paciente leva um bom tempo para usufruir dos benefícios que a cirurgia ortognática implementa.
Com a melhora e aprimoramento das técnicas cirúrgicas e da predição dos resultados pelo uso do planejamento virtual cirúrgico e ortodôntico, hoje em dia o benefício antecipado é uma realidade nesse tratamento orto-cirúrgico. Trazendo benefícios estéticos e respiratórios imediatos a esses pacientes que não podem esperar pelo preparo dentário prévio. Essas indicações que são consideradas mais urgentes e que não podem esperar o preparo ortodôntico para usufruir dos resultados da cirurgia ortognática foram beneficiadas com a antecipação da cirurgia ortognática pelo conceito do Surgery first – benefício antecipado, que nada mais é que iniciar todo o tratamento pela cirurgia. Deixando a parte dentária-ortodôntica para imediatamente depois da cirurgia. Assim os pacientes que tem problemas respiratórios graves, ronco e estados mentais alterados por uma baixa auto-estima, que tem a indicação e esperam a melhora pela cirurgia, podem, com segurança, inverter a ordem do tratamento.